terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O Papel da sociologia no mundo contemporâneo e no combate aos problemas sociais
A Sociologia é uma ciência importantíssima atualmente, pois, tenta compreender as causas e consequências dos problemas sociais (como violência, pobreza, educação, etc.). Tenta "rever ou antecipar" o tamanho dos mesmos para as futuras gerações, servindo hoje como uma ciência auxiliar para o entendimento e procura de soluções satisfatórias para os males da sociedade contemporânea.

Hoje com as pessoas buscando cada vez mais por espaço e reconhecimento no trabalho ou de um determinado grupo social. Os indivíduos acabam afastando-se de seus laços familiares (contatos sociais primários), isso resulta muitas vezes em uma intolerância maior no que diz respeito às diferenças (religiosas, de hábitos ou crenças, etc.) de cada individuo. Passa assim a contribuir para o aparecimento ou agravamento dos problemas sociais enfrentados pela a sociedade moderna.

Conhecimento sociológico, da ao homem comum, a devida conscientização e a ideia libertadora do seu papel e lugar na sociedade. Pode também acrescentar a ideia de cidadania proveniente desse conhecimento. Tem uma importante parcela no combate e consequentemente a diminuição dos males sociais, agindo também como fator de transformação social e intelectual do ser humano, a fim de colaborar para uma sociedade mais equitativa e tolerante.

No meio em que vivemos onde a ênfase no individuo (e não na sociedade) prevalece de forma bem explicita, é crescente a importância de áreas com bases sociológicas como é o caso da psicanálise, da sociologia e das terapias alternativas bem como uma infindável variedade de teorias de autoajuda. Todas priorizam o individuo, a interpretação do mundo e da realidade social de um determinado ambiente. Por exemplo, quem nunca assistiu aos programas de televisão ou jornal, em que os profissionais citados anteriormente estejam debatendo temas como: criminalidade, sexualidade ou relações familiares, apontando sugestões e soluções dos mesmos. Fica explicito então o importante caráter secundário que a sociologia e todas as suas epistemologias, que voltam especificamente para a compreensão dos problemas sociais, vêm adquirindo nos debates contemporâneos sobre temas e problemas levantados originalmente por sociólogos.

A sociologia de certa forma foi modificando-se com o passar do tempo, pois, a mesma foi afastando-se das questões morais (contextuais, comuns no seu inicio como ciência) e aproxima-se das questões de natureza ética (essenciais vistos atualmente). Dessa forma o mundo contemporâneo foi dando resultados diversos as previsões analíticas dos principais nomes da sociologia, como as de Marx, Durkheim e Weber. Isso aconteceu por causa das revoluções socialistas ocorridas de forma adversa das imaginada por esses sociólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário